São Paulo, Terça-feira, 16 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPI identifica fornecedor de armamento

da Sucursal do Rio

A CPI do Narcotráfico já identificou o maior fornecedor de armas de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, o mais procurado traficante de drogas do Rio. Trata-se de Fuad Jamil, comerciante libanês estabelecido no Paraguai.
O nome de Jamil consta de inquérito feito pela DRE (Divisão de Repressão a Entorpecentes, da Polícia Civil), que foi anexado aos documentos recolhidos até agora pela CPI.
O inquérito é o mesmo que resultou em mandados de prisão preventiva -expedidos pela Justiça de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense- contra Beira-Mar e outros 17 integrantes de sua quadrilha.
De acordo com as investigações da DRE, Jamil é um dos maiores fornecedores de armas que atuam na fronteira com o Brasil. Ele possui uma importadora de armas na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero -na divisa com Ponta Porã (MS)-, que seria a base dos negócios que mantém com traficantes brasileiros.
Os agentes da DRE descobriram que Jamil importa legalmente as armas que depois são enviadas clandestinamente para o Brasil.
Segundo a polícia, Beira-Mar compra armas de Jamil há pelo menos três anos. De acordo com a DRE, parte da munição apreendida em agosto durante operação policial no reduto do traficante, a favela Beira-Mar -foram recolhidos quase 10 mil projéteis-, era proveniente da conexão com Jamil.
A partir da próxima semana, a CPI fará reuniões em Brasília com embaixadores de países latino-americanos no Brasil, para pedir às autoridades locais que forneçam à comissão informações que ajudem a desarticular quadrilhas de traficantes.


Texto Anterior: Cúpula da polícia do Rio vive nova crise
Próximo Texto: Celso Pinto: O desconto invisível da privatização
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.