São Paulo, domingo, 16 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegado mentiu sobre arapongas a seus superiores

DA REPORTAGEM LOCAL

Na reunião que selou o seu afastamento da Operação Satiagraha, o delegado Protógenes Queiroz mentiu aos seus superiores, segundo reportagem da revista "Veja", sobre a real participação de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) na operação. Segundo a revista, Protógenes foi indagado diretamente sobre a participação dos arapongas: "Não houve. Os agentes da Abin apenas trocaram informações conosco".
Já reportagem do jornal "O Globo" acrescenta que Protógenes ampliou a explicação. Teria reconhecido: "Isso eu faço também há dez anos dentro da Divisão de Inteligência [da PF]. A requisição de agentes da Abin para coletar dados, informações, é normal". Cerca de 62 arapongas atuaram na Satiagraha, segundo a corregedoria da PF. Alguns fotografaram e filmaram suspeitos nas ruas e participaram da transcrição de telefonemas.
Protógenes teria sido questionado várias vezes sobre ter sonegado dados da operação. Segundo "O Globo", o delegado Carlos Pelegrini, da Satiagraha, disse que havia "um compromisso com o juiz [Fausto De Sanctis]". Teria dito ainda: "Esta não é uma operação como as outras. Ela envolve corrupção no alto escalão dos três Poderes". De Sanctis não quis se manifestar ontem.


Texto Anterior: Protógenes sabia de habeas corpus no STF
Próximo Texto: Em reunião, ministro disse saber quem divulgou grampo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.