UOL

São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES

TRE considerou que faltam recibos; advogado do PT diz que irá apresentá-los

Tribunal rejeita contas de Genoino

DA REDAÇÃO

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) rejeitou, na semana passada, a prestação de contas do presidente do PT, José Genoino, relativa à campanha de 2002 ao governo do Estado São Paulo. A decisão foi unânime (seis votos). Ainda cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
De acordo com o tribunal, o então candidato deixou de apresentar 51 recibos de doações a sua campanha. A assessoria de Genoino informou que ele não falará sobre o assunto porque a responsabilidade pela apresentação dos gastos ao TRE é do partido.
Já o advogado do PT em São Paulo, Hélio Silveira, disse que não foram apresentados apenas os recibos em branco, ou seja, aqueles não utilizados.
Durante a eleição, cada candidato recebe, do partido, um bloco com recibos a serem entregues aos doadores. Ao término da campanha, todos os comprovantes devem ser apresentados, inclusive os recibos não utilizados.
De acordo com Silveira, estes últimos não foram entregues. "Tudo o que foi gasto na campanha foi declarado. Todos os recibos que foram utilizados foram apresentados ao TRE. O único problema é em relação aos recibos em branco, mas nós vamos entregá-los. Diante do universo de 100 mil recibos, 51 é pouco", disse.
Além disso, o TRE pediu esclarecimentos sobre uma doação de R$ 103 mil feita pela empresa Klabin. De acordo com Silveira, não há nenhuma irregularidade nessa doação. Ele afirma que esse valor foi declarado, mas que há a necessidade de explicar melhor ao tribunal que a doação não foi feita em dinheiro, e sim em papel para panfletos e cartazes.
Segundo o relator do processo no TRE, juiz Cauduro Padin, a omissão é um "defeito insanável". "A lei exige que a prestação de contas seja feita dentro de determinados ritos e formalidades", disse ontem à Folha.
Mas apesar da reprovação, não há nenhuma pena prevista caso o partido não apresente os recibos que faltam ou caso as contas também seja rejeitadas no TSE.


Texto Anterior: Família Daniel não comenta declarações
Próximo Texto: Roraima: Procuradoria acusa dois ex-assessores de Flamarion por desvio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.