São Paulo, terça-feira, 17 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOMBRA NO PLANALTO

Empresário envolvido em escândalo da propina tornou-se em 2003 sócio da empresa que venceu licitação durante gestão do PT

Cachoeira assumiu contrato do irmão no RS

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

RUBENS VALENTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário de Fazenda do Rio Grande do Sul, Paulo Micheluci, informou ontem que o empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, 40, o Carlinhos Cachoeira, é um dos proprietários da Capital Construtora e Limpeza Ltda., que venceu licitação de serviços de loteria na gestão de Olívio Dutra (PT), hoje ministro das Cidades do governo Lula.
Cachoeira entrou na empresa em setembro último no lugar de seu irmão, Sebastião de Almeida Ramos Júnior, 37, com quem foi assinado o contrato no Sul.
Cachoeira deteria 49% das ações da Capital, que também atua na loteria do Rio de Janeiro no consórcio Combralog, associado à coreana Picosoft Company.
A informação sobre a cota societária consta do site de outra empresa sul-coreana, a Bet Company, que se associou a Cachoeira e obteve o contrato no Rio Grande do Sul. O site também informa que a Bet tem participação no consórcio do Rio de Janeiro.
Em vídeo revelado pela revista "Época", Cachoeira aparece negociando termos de um edital com o ex-assessor parlamentar do ministro José Dirceu (Casa Civil) Waldomiro Diniz, então diretor da loteria fluminense.
A Capital, sediada em Anápolis (a 54 km de Goiânia), foi aberta em nome de Sebastião Ramos e de Lenine Araújo de Souza. Ela foi a única a apresentar uma proposta na concorrência do governo Olívio Dutra para distribuir bilhetes da loteria estadual e cumprir outros serviços de planejamento e distribuição. Em 2001, foi declarada vencedora.
Seis meses depois, sob alegação de "interesse público", o governo gaúcho revogou a licitação.
Mas, com base na declaração anterior de sua vitória, a Capital entrou na Justiça e ganhou liminar que obrigou o governo gaúcho a assinar o contrato.
O contrato social da Capital registrado na Junta Comercial relaciona diversas áreas de atuação, da limpeza urbana à exploração de loterias.

"Principais negócios"
O site da Bet Company na internet afirma que a empresa, associada à Teclogic, outra empresa em nome de Carlinhos Cachoeira, também domina a loteria on-line no Rio Grande do Sul, que não está sendo explorada porque haveria uma disputa judicial com o Ministério Público Federal.
A Teclogic, igualmente sediada em Anápolis (GO), teria um capital social de R$ 51 mil.
Texto de apresentação da empresa Bet afirma que ela entrou no mercado lotérico do Brasil "em larga escala" após obter "os direitos do negócio de loterias on-line do Rio Grande do Sul".
A empresa, sediada em Seul, refere-se ao Brasil como um de seus "principais negócios" internacionais, ao lado do mercado lotérico on-line e off-line da Ásia.
Os representantes da Bet no Brasil foram procurados ontem, por telefone. O endereço de Anápolis é o mesmo da Capital Construtora e Limpeza.
Cachoeira, seu irmão Sebastião, e o empresário Lenine Souza são procurados desde a última sexta-feira, nos telefones e em suas casas, sem sucesso.
A oposição ao PT no Rio Grande do Sul divulgou ontem que pretende estudar uma forma jurídica de retomar as investigações sobre o jogo do bicho no Estado.


Texto Anterior: PT ameaça investigar gestão FHC
Próximo Texto: Loterj assinou um acordo com irmão de acusado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.