São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maria do Rosário vence prévia do PT em Porto Alegre

GILMAR PENTEADO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Por 56 votos, a deputada federal Maria do Rosário venceu ontem os ex-ministro Miguel Rossetto nas prévias do PT e será a candidata do partido à prefeitura de Porto Alegre.
Em uma disputa acirrada ela só assumiu a frente quando a apuração atingiu 87,5% dos votos. No final conseguiu 2.193 votos contra 2.137 de Rossetto. No Total 4.379 filiados votaram.
Maria do Rosário conseguiu 50,6% dos votos válidos. Ela conseguiu vencer não só o candidato da "Democracia Socialista", corrente hegemônica no Partido, como também o preferido por caciques do partido, entre eles o ex-ministro Olívio Dutra e os atuais ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Tarso Genro (Justiça).
Ontem após o anúncio de vitória ela foi carregada nos ombros dos apoiadores. Depois de administrar a capital gaúcha por 16 anos (até 2004), o PT tenta recuperar em 2008 a prefeitura.
Durante todo o dia, integrantes das duas pré-candidaturas tinham listas dos filiados e telefonavam pedindo que comparecessem às urnas. Não houve registro de conflitos. Durante os debates preparatórios para as prévias, no entanto, houve confusão e bate-boca entre apoiadores das candidaturas.
Pela manhã, um café reuniu os dois pré-candidatos à prefeitura, deputados e ministros. "Eu acredito que tem fila na política e que as pessoas têm de esperar a sua hora. A dela [Maria do Rosário] chegará, eu tenho absoluta certeza", afirmou Dilma, antes do começo da votação.


Texto Anterior: Patrus perde, e PT está mais próximo de Aécio em Minas
Próximo Texto: PT vai mirar trânsito para atacar prefeito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.