São Paulo, Sábado, 17 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FonteCindam tinha como assimilar os prejuízos

e da enviada especial

Ao pedir ajuda ao Banco Central para liquidar seus contratos futuros de dólar, o FonteCindam informou que tinha recursos próprios para assumir os prejuízos.
A informação consta de carta enviada ao BC pelo FonteCindam em 12 de fevereiro. A carta informa que os prejuízos existentes eram "plenamente suportáveis por seus recursos próprios". Mas o banco explica na carta que estava impossibilitado de liquidar os contratos por causa dos limites de oscilação de preços fixados pela BM&F.
Na ocasião, a Bolsa fixava em 1% a oscilação máxima diária, o que fez com que o preço futuro ficasse em R$ 1,25 em 14 de janeiro, abaixo do preço do dólar no mercado à vista. Por essa razão, quase não havia negócios na Bolsa.
O FonteCindam apresentou como alternativas ao BC que se posicionasse favoravelmente à eliminação dos limites ou que lhe vendesse dólares futuros diretamente.
Segundo o relatório do BC, os diretores do FonteCindam argumentaram que, caso não fossem atendidos, comprariam os dólares no mercado à vista, o que provocaria perda de reservas cambias.


Texto Anterior: BC só aprovou e registrou socorro cinco dias depois
Próximo Texto: Gasto do BC varia com cálculo, diz Alvarez
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.