São Paulo, Sábado, 17 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Religiões peregrinarão juntas

free-lance para a Folha Campinas

Igreja Católica e Congregação Israelita no Brasil organizam juntas uma peregrinação ecumênica a Jerusalém (Israel) no próximo ano, para comemorar os 2.000 anos do nascimento de Jesus Cristo.
Ontem, os bispos que participam da 37ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil se reuniram com o rabino Henry Sobel, presidente do rabinato da Congregação Israelita Paulista, e com Dorit Shavit, consulesa-geral de Israel.
Sobel afirmou que a peregrinação ecumênica depende apenas de detalhes a serem tratados entre representantes das duas religiões. "A idéia é rezarmos e celebrarmos juntos nos lugares santos, sem conotações políticas", disse o rabino.
Segundo ele, no ano 2000, o papa João Paulo 2º deverá visitar pela primeira vez Israel.
Sobel afirmou ainda que as conversas serão retomadas após a eleição do novo presidente da CNBB, que vai acontecer na próxima semana, durante o encontro. "A idéia é cada vez mais estreitarmos as relações", afirmou o rabino.
Para a consulesa, as relações entre o Vaticano e o governo de Israel estão cada vez mais estreitas.
"Desde 93, quando o Vaticano reconheceu a existência do Estado de Israel, há um bom relacionamento entre as duas partes, que vem melhorando ano a ano. Para receber os católicos no ano que vem, o país está investindo milhões de dólares", afirmou Shavit.
Sobel e Dorit foram recebidos pelo atual presidente da CNBB, d. Jayme Chemello.


Texto Anterior: Críticas são comparadas às de Médici
Próximo Texto: Dossiê não acaba em pizza, diz tucano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.