São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano critica política de FHC para segurança

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em sua primeira entrevista coletiva como candidato oficial a presidente da coligação PSDB-PMDB, José Serra (SP), criticou, de forma indireta, a política de segurança pública de Fernando Henrique Cardoso. ""O governo federal se manteve dentro de sua competência constitucional. Nós vamos ampliar essa atribuições constitucionais. Vamos ter uma participação mais ativa, mais agressiva, com relação ao que existiu até hoje."
Afirmou que, ""se for necessário", proporá mudanças na Constituição para fortalecer o papel do governo federal no combate à criminalidade. E prometeu ""politizar" a questão, cobrando mais empenho dos Estados.
Segundo ele, a estrutura institucional hoje no Brasil não está preparada para enfrentar a ""guerra" contra o crime. Ele voltou a prometer a criação de um ministério da segurança.
Serra descartou intervenção nos Estados, que continuarão com a responsabilidade maior pela segurança pública, mas disse que cobrará atuação dos governadores na área.
Outra medida defendida por Serra é a implantação de um sistema de ações que motivem o policial e melhorem sua auto-estima, como segurança de moradia, educação e seguro de vida.



Texto Anterior: Rumo às eleições: Serra busca apoio de "rebeldes" do PMDB
Próximo Texto: Além da convenção: Marido entrega figurino de Rita Camata
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.