São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVESTIGAÇÃO

Ministério Público denuncia três delegados da PF à Justiça

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou três delegados da Polícia Federal à Justiça. A denúncia foi distribuída à 1ª Vara Federal Criminal e ainda está sob análise. A assessoria da PF em São Paulo não comentou o caso e disse que "se trata de questão que está sob a análise da Justiça".
A Procuradoria denunciou, sob acusação de estelionato, o delegado Nivaldo Bernardi. Segundo a denúncia, em 2004, ele requisitou com um papel timbrado da PF 54 credenciais para o GP Brasil de Fórmula 1.
Segundo o Ministério Público, em valores atuais, as credenciais valeriam R$ 130 mil. Durante uma reunião preparatória, a organização da corrida foi informada de que a PF não participaria da segurança. Os papéis entregues por Bernardi foram apresentados, o que levou a PF a abrir apuração interna.
O procurador da República Roberto Antonio Dassié Diana denunciou também, sob acusação de condescendência criminosa e favorecimento pessoal, o então corregedor regional da PF paulista, Antonio Pietro (hoje chefe da delegacia de Campinas), e o então superintendente em exercício, Severino Alexandre Andrade Melo.
Segundo a denúncia, ambos ocultaram do Ministério Público a abertura do procedimento contra Bernardi.
O procurador Diana coordena o Grupo de Controle Externo da Atividade Policial. Em 2008, ele já havia requerido à Corregedoria Regional da Polícia Federal em São Paulo a relação dos procedimentos disciplinares abertos entre 2006 e 2007.
(FERNANDO BARROS DE MELLO)


Texto Anterior: Congresso: TSE confirma a cassação de senador do PR de Rondônia
Próximo Texto: Minc compara maconha ao cigarro e defende legalização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.