São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUDICIÁRIO

Câmara aprova criação de 230 varas federais

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pressionada por integrantes da Justiça Federal, a Câmara aprovou ontem a criação de 230 varas federais -ou 31% das varas já existentes.
A proposta cria 8.510 cargos em cinco anos, a partir de 2010, e precisa passar pelo Senado e ser sancionada pelo presidente para entrar em vigor.
O impacto financeiro dessas novas varas no orçamento da Justiça Federal não está definido, segundo o Conselho da Justiça Federal, órgão que funciona junto ao Superior Tribunal de Justiça.
Há uma estimativa do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), de 2005, que apontava o gasto anual de R$ 540 milhões para a instalação dessas varas. A Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) também não soube calcular o impacto.
A proposta original, do Judiciário, previa a criação de 400 varas, mas o número foi cortado para a adequação ao orçamento.
O deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP) acusa o projeto de ir contra a Lei de Responsabilidade Fiscal por criar despesa fixa sem determinar a origem. "O país está vivendo situação de crise. Como votar um projeto que cria despesas sem saber o impacto?"
A proposta visa desafogar as varas e ampliar a ação da Justiça. "Queremos acelerar o processo e levar a Justiça para o interior", disse o deputado Régis Oliveira (PSC-SP).
A distribuição das varas será feita pelo conselho. O presidente da Ajufe, Fernando Mattos, diz que a demanda está no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Hoje há 743 varas criadas, segundo o conselho.


Texto Anterior: São Paulo: De olho em 2010, Aloysio reúne prefeitos na sede do governo
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Sem jornal, com Twitter
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.