São Paulo, domingo, 17 de agosto de 1997.



Próximo Texto

PROJETO EDITORIAL 1997
Caos da informação exige jornalismo mais seletivo, qualificado e didático

Dudi Maia Rosa e Carlos Fajardo/ Especial para a Folha


O texto publicado a seguir procura condensar uma série de discussões realizadas no âmbito interno da Folha desde o final do ano passado. O objetivo dessas discussões foi organizar a experiência recente e apontar perspectivas para o futuro do jornalismo brasileiro.
O documento ressalta as mudanças ocorridas ao longo da última década no plano internacional. Discute o impacto da revolução tecnológica e da expansão da economia de mercado sobre a imprensa. Registra o avanço de um jornalismo mais independente, ao mesmo tempo em que identifica suas deficiências e estratégias para superá-las.
Na parte propositiva, o texto apresenta diretrizes que visam a qualificar o conteúdo dos jornais, enfatizando uma abordagem mais compreensiva e criteriosa dos fatos.
Sua divulgação tem a finalidade de tornar público o com promisso do jornal com os valores e instrumentos por meio dos quais pretende melhorar a qualidade do serviço que vem prestando ao leitor e ao país.


1. Um panorama de mudanças na economia, na política e nas idéias
2. Investimentos, novas tecnologias e pressões de mercado
3. Um jornalismo cada vez mais crítico e mais criticado
4. Seleção de fatos e compreensão de seus nexos num texto mais livre
5. Treinamento, reciclagem e combate sistemático a erros
6. Crítica, pluralidade e apartidarismo num espaço em reformulação
Saiba o que diziam os textos anteriores



Próximo Texto



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.