São Paulo, quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Tentativa de regularizar jogo teve início em 93

DA REPORTAGEM LOCAL

Os bingos passam a existir como jogo oficial em 1993, com a Lei Zico. A condição era que parte do dinheiro arrecadado financiasse o esporte, por meio de clubes, federações e confederações esportivas. A Lei Pelé, de 1998, revoga a Lei Zico e regulamenta bingos e caça-níqueis, fiscalizados por um órgão federal, o Indesp - mais tarde suspeito de irregularidades.
Em 2000, o Congresso transfere para a Caixa Econômica Federal a fiscalização. Em 2001, a CEF deixa de emitir autorizações. No ano seguinte, elas começam a vencer e não há lei que normatize o funcionamento.
A partir de 2003, o governo tenta retomar a ideia de uma lei para os bingos. Em fevereiro de 2004, o escândalo que envolveu o ex-assessor do Planalto Waldomiro Diniz, considerado defensor dos bingos, faz o governo mudar de planos. Por medida provisória, Lula proíbe bingos e caça-níqueis. Com o escândalo, o Congresso abre uma CPI sobre bingos.


Texto Anterior: CCJ aprova volta de bingos e máquinas caça-níqueis
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: 60 mil e subindo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.