São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MS

Pesquisa mostra tucana líder na capital

Zeca do PT e Marisa têm empate técnico

FABIANO MAISONNAVE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Pesquisa divulgada ontem pelo Ibope mostra que o governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, tem 49% das intenções de voto, cinco pontos percentuais à frente da deputada federal Marisa Serrano (PSDB), que alcançou 44%. Como a margem de erro é 3,5 pontos percentuais, para cima ou para baixo, a pesquisa revela empate técnico entre os dois.
Considerando apenas os votos válidos, o petista aparece com 53%, enquanto Marisa tem 47%.
No primeiro turno, Zeca obteve 48,33%, dos votos válidos, contra 42,41% de Marisa. O resultado contrariou a maioria das pesquisas de opinião -inclusive a feita pelo Ibope-, que indicava a vitória do petista no primeiro turno.
A pesquisa foi encomendada pela Rede Morena, afiliada da Rede Globo. Foram entrevistadas 800 pessoas em 29 municípios, entre os dias 12 e 14 deste mês.
O levantamento é o primeiro de abrangência estadual divulgado no segundo turno, apesar de o TRE ter computado 16 registros de pesquisa depois do dia 6.
Três foram registradas pelo Ibrape (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Opinião Pública Ltda.) -encomendadas pelo jornal "Correio do Estado", o maior em circulação no Estado. Pela Lei Eleitoral, pelo menos duas delas já poderiam ter sido divulgadas. A lei determina que a divulgação só ocorra cinco dias após o registro.
O proprietário do jornal, Antônio João Rodrigues, é suplente do senador eleito Delcídio do Amaral Gomez (PT-MS). Procurado ontem, não respondeu ao pedido de entrevista para explicar o motivo de a pesquisa não ser divulgada. Segundo o diretor-presidente do Ibrape, Paulo Catanante, as três pesquisas não foram concluídas por "problemas de campo." Ele informou que irá cancelar os registros delas no TRE.
No início da semana, a coligação de Zeca entrou com um pedido de liminar para impedir que uma pesquisa feita apenas em Campo Grande fosse divulgada pelo jornal "Folha do Povo", que tem apoiado Marisa. O pedido foi negado. Pela pesquisa, realizada pelo Instituto Índice entre 8 e 9 de outubro, Marisa tem na capital 54,20%, e Zeca, 40,20%. A margem de erro é dois pontos.



Texto Anterior: Piauí: Para Mão Santa, eleito, foi feita 'justiça'
Próximo Texto: PF apreende panfletos com críticas a tucana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.