São Paulo, domingo, 17 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Presidente reafirmou que crise do vizinho não tem reflexo no Brasil

FHC quer apoio "enérgico" à Argentina

WILSON SILVEIRA
ENVIADO ESPECIAL À REP. DOMINICANA

O presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu ontem um apoio "enérgico" de organismos financeiros internacionais à Argentina. "A Argentina precisa do apoio dos organismos internacionais. Se não tiver esse apoio, não vai sair dessa situação nunca. É um círculo vicioso. O apoio não é dado porque não está adimplente, e não vai ficar adimplente porque não tem apoio", afirmou FHC.
Segundo o presidente, "alguém vai ter que ter uma decisão mais enérgica e resolver fazer uma solução heróica para a Argentina".
FHC disse que tratará do assunto com dirigentes do FMI (Fundo Monetário Internacional). Afirmou também que em certa altura poderá ter um papel mais decisivo na solução da crise argentina. "Nós não podemos deixar um país da importância da Argentina, com o potencial de crescimento efetivo que a Argentina tem, fique simplesmente à margem do sistema financeiro internacional."
FHC reafirmou que a crise da Argentina não tem reflexo na economia brasileira. "O Brasil tem nível de reservas extremamente elevado. Sem o aporte do Fundo nós temos mais de US$ 30 bilhões, além de um superávit da balança comercial de US$ 11 bilhões."
FHC participou na República Dominicana da 12ª reunião de cúpula dos países ibero-americanos (América do Sul, Caribe, Portugal e Espanha). No almoço de encerramento, ele foi homenageado, por estar deixando o cargo.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral, anunciou que será assinado nos próximos dias 5 e 6, em Brasília, um acordo-quadro do Mercosul com a Comunidade de Países Andinos (Peru, Venezuela, Colômbia, Equador e Bolívia), que fixa as diretrizes para acordos de comércio entre blocos.



Texto Anterior: Petista preocupa equipe de segurança
Próximo Texto: Partido: Receita do PT pode crescer até 75% em 2003
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.