São Paulo, domingo, 17 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido quer manter autonomia

DO ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

Uma preocupação dará a tônica da primeira reunião do Diretório Nacional do PT após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, no fim de semana de 23 e 24 de novembro, em São Paulo: como evitar que o partido seja "engolido" pela máquina do governo.
"Manter a autonomia do partido e sua dinâmica interna, impedindo que se torne um apêndice do governo, é fundamental neste momento", diz o deputado federal José Genoino. A tese de que o PT deve manter distância segura do governo já era advogada internamente por Lula antes do pleito.
O presidente eleito tem defendido a imposição de limites à inevitável migração de caciques do partido para o governo. Alguns dos líderes partidários, segundo ele, devem continuar na legenda.
"O PT precisa permanecer com sua dinâmica própria, principalmente na função de interlocutor com os movimentos sociais. É um papel diferente do que será exercido pelo governo, que tem uma visão mais global", diz o secretário de Comunicação do PT, Ozéas Duarte. Ainda não houve a separação total da estrutura partidária da estrutura do futuro governo. Os deslocamentos de Lula como presidente eleito estão sendo bancados pelo PT. O mesmo ocorre com parte dos gastos dos integrantes da equipe de transição, que precisam viajar a Brasília.
A reunião do diretório nacional deve dar o início à sucessão no comando do partido, uma vez que o presidente da legenda, José Dirceu, deve se licenciar para assumir um cargo no governo ou a presidência da Câmara. Caciques que vêm sendo citados como possíveis sucessores são Genoino, o secretário-geral, Luiz Dulci, e o senador José Eduardo Dutra (SE).
Um dos argumentos de Lula para seduzir o escolhido é o de que o presidente da legenda deverá ter mais influência no governo que grande parte dos ministros. (FZ)


Texto Anterior: Partido: Receita do PT pode crescer até 75% em 2003
Próximo Texto: Lula abrirá mão do salário do PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.