São Paulo, quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCÂNDALO DO "MENSALÃO"/ PALOCCI NA MIRA


PFL e PSDB evitam perguntas sobre a crise e ainda querem ver petista na CPI

Segundo ministro, chefe da Casa Civil "errou" e política econômica não muda



Oposição suaviza, e Palocci à vontade faz críticas a Dilma

A expectativa de que o ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda) dependia de seu desempenho diante da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para permanecer no cargo dissipou-se antes mesmo de seu depoimento começar. Argumentando que aquele não seria o fórum adequado e sob o pretexto de que não iria esvaziar os trabalhos das CPIs, a oposição avisou que evitaria interrogar o ministro sobre as acusações de que tem sido alvo. A participação dos oposicionistas ficou assim restrita a questões sobre a política econômica.
À vontade, Palocci aproveitou o ambiente distensionado para se defender sem ser questionado e discorreu longamente sobre suas ações à frente da Fazenda. Disse que a polícia e o Ministério Público, encarregados de investigar supostas irregularidades em suas gestões como prefeito em Ribeirão Preto, vêm promovendo devassas e patrocinando atos de humilhação contra pessoas que ainda não tiveram o direito de se defender.
"Sei o que fiz e sei o que não fiz. E isso eu não fiz", disse, sobre a suspeita de que, em Ribeirão, fazia caixa para o PT com propina paga por empresários. Afirmou ainda que não houve dinheiro de Cuba ou de Angola na campanha de Lula de 2002. Palocci disse também que o país está no caminho certo, que não pretende promover mudanças na economia e deu o troco em Dilma Rousseff (Casa Civil), que o criticara pela imprensa.
Ao final, por volta da 1h de hoje, Palocci se disse entristecido com a crise que atinge o PT. "Estou triste com o que ocorreu com o nosso partido, [...] mas não me desanima. Se erros foram cometidos, estou aqui para assumir a minha parte da culpa." A sessão começou pouco depois das 15h e durou quase 10 horas.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: "Não me julgo acima de suspeitas"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.