São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Frase de FHC em grampo fez PT pedir impeachment em 99

DA REDAÇÃO

Se em 1999 fosse válida a lei que o PT pretende implementar para controlar a divulgação de grampos pela imprensa, o partido não poderia ter feito barulho contra o governo Fernando Henrique Cardoso, tentando inclusive abrir um processo de impeachment contra ele.
Um grampo telefônico instalado no BNDES, cujo conteúdo foi divulgado pela Folha, mostrava conversas sobre a privatização do sistema Telebrás que envolviam inclusive o então presidente da República. Numa delas, André Lara Rezende, então presidente do banco, pergunta a FHC se poderia "usá-lo" para pressionar a Previ a entrar no consórcio do Banco Opportunity e da italiana Stet. "Não tenha dúvida", responde FHC.
O grampo levou o então deputado federal José Genoino (PT-SP) a pedir abertura de processo por crime de responsabilidade contra FHC, o que poderia resultar no impeachment do presidente. "O Congresso não pode se omitir com o nível de detalhes da reportagem da Folha. As fitas falam por si", disse à época Genoino.
O próprio Luiz Inácio Lula da Silva não se incomodou com a ilegalidade do grampo na hora de atacar FHC, dizendo que "o caso do grampo revelou que no governo há muita maracutaia".


Texto Anterior: Judiciário: Governo estuda mudar regras para grampo
Próximo Texto: Intenção é criticada por analistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.