São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado diz que não é mais um "troglodita"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Como parte de sua defesa, o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) procurou mostrar, em seu discurso, que é uma nova pessoa, distante da imagem que tinha de "troglodita" quando integrava a tropa de choque do ex-presidente Fernando Collor (1990-1992).
Em alguns momentos, a fala assemelhou-se a sessão de psicanálise. "Há um preconceito contra mim que eu não consegui quebrar, e é culpa minha. Confesso que no passado eu vendia aquela imagem de troglodita mesmo."
Jefferson entrou no assunto ao comentar reportagem do jornalista Expedito Filho, de "O Estado de S. Paulo", que citava seu passado. O deputado, na época, pesava 175 kg e andava de arma na cintura. Era famoso pelo pavio curto.
"Lembro-me de que na sessão solene pela morte do deputado Luís Eduardo Magalhães [em 1998] eu estava de terno de linho branco, era gordo, enorme. O senador Antonio Carlos Magalhães [pai de Luís Eduardo] presidia a sessão e me chamou. Subi a esta tribuna e cheguei ofegante."
A prática do tiro, segundo ele, era uma muleta, para combater a rejeição que sentia. "Eu queria vender a imagem do homem valente, bravo. Descobri isso na terapia. Precisava enxergar medo para não ver rejeição. Eu era uma espécie de fantasma da ópera, eu era o fantasma do Parlamento."
Porém, disse Jefferson ontem ao plenário, ele mudou. Fez cirurgia de redução de estômago e emagreceu. Largou as armas e hoje canta óperas. "Sou muito mais sereno, muito mais calmo, estou numa situação muito melhor. Minha auto-estima subiu."
O deputado afirmou que o único exagero, ou "excrescência", a que se permite é ter um jipe Land Rover. E listou ao plenário lotado alguns de seus roteiros de férias.
"Gosto de andar de jipe no deserto do Jalapão, já visitei os cânions do Rio Grande do Sul, as praias do Nordeste, Lençóis Maranhenses. É o único exagero ao qual me permito." (FÁBIO ZANINI)


Texto Anterior: Crise nos Correios: Jefferson se diz vítima de extorsão e apóia CPI
Próximo Texto: Ex-assessor diz em carta ser alvo de armação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.