São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

íntegra

"Decisão viola a liberdade de expressão"

DA REDAÇÃO

Leia a seguir a íntegra da nota da ANJ (Associação Nacional de Jornais).

 

"A Associação Nacional de Jornais (ANJ) protesta com veemência contra a decisão do juiz auxiliar da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Francisco Carlos Shintate, de acolher representações propostas pelo Ministério Público contra a "Folha de S.Paulo" e a "Veja", em função de entrevistas concedidas pela pré-candidata a prefeita de São Paulo Marta Suplicy.
A decisão do juiz de multar os veículos de comunicação constitui uma clara violação ao direito constitucional da liberdade de expressão. Não é possível considerar como propaganda eleitoral aquilo que, obviamente, é matéria jornalística. Isto é subestimar a capacidade de discernimento dos leitores e dos cidadãos. Não é possível também, em desrespeito ao que determina a Constituição e ao espírito de um regime democrático, determinar aquilo que a imprensa pode ou não publicar. Isso é censura.
A ANJ espera que a Justiça Eleitoral reveja essa absurda decisão. Se mantida, estará decretando o fim da liberdade de imprensa."


Texto Anterior: Eleições 2008 / Justiça Eleitoral: Entidades de imprensa vêem decisão como "ato de censura"
Próximo Texto: Eleições 2008 / São Paulo: Bancada do PSDB registra chapa com 424 pró-Kassab
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.