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ELEIÇÕES 2004/CAMPANHA
PT usou boa parte do tempo para mostrar obras da prefeitura; PSDB seguiu linha parecida
Marta "coloniza" espaço de vereador na TV
RICARDO BRANDT
DA REPORTAGEM LOCAL
O PT usou o espaço dos candidatos a vereador para fazer campanha para a prefeita Marta Suplicy ontem, no primeiro dia do
horário eleitoral gratuito no rádio
e na TV. Hoje começam os programas dos candidatos a prefeito.
Os partidos com maior espaço e
que encabeçam chapas, PSDB e
PT, já demonstraram como será o
confronto midiático: enquanto
José Serra e Marta Suplicy se enfrentarão no campo das idéias e
promessas, seus marqueteiros,
Luiz González e Duda Mendonça,
respectivamente, farão o embate
do ponto de vista técnico.
O PT adotou a linha propagandista. Sem dar voz aos candidatos
a vereador, boa parte do tempo
foi usada para mostrar obras da
prefeitura. O único político a falar
nos quase cinco minutos foi o senador Eduardo Suplicy.
O PSDB também ocupou o espaço dos vereadores pela campanha de Serra, mas dividiu o espaço de forma igual para que os candidatos falassem: 15 segundos para cada um. Expôs propostas de
governo e atacou a taxa de iluminação do governo petista.
O PP não fugiu à regra: usou 12
candidatos a vereador para defender as propostas de Paulo Maluf,
como o PAS e o Cingapura. O ex-prefeito também teve sua imagem
usada como fundo no cenário.
O programa de Marta, guardando como segredo por Duda, deve
enfatizar as realizações desta administração, comparando a situação atual com a passada. Além
dos CEUs (Centros Educacionais
Unificados), Bilhete Único e piscinões, ações da saúde serão as
principais frentes de propostas.
O PSDB aposta tudo na figura
de Serra e em sua baixa rejeição
com o eleitorado. Ele será o âncora do próprio programa, que terá
formato jornalístico, evitando recursos publicitários.
Os ataques diretos aos adversário serão terceirizados -ficarão
por conta dos candidatos a uma
vaga na Câmara Municipal.
O programa será apresentado
em um estúdio que tenta reproduzir o interior de uma casa sem
paredes. Variando as filmagens
nos espaços do estúdio, Serra
apresentará suas propostas, que
serão intercaladas com reportagens, passagens externas e depoimentos de populares.
Com sete minutos e 14 segundos, as questões que serão tratadas com prioridade serão: saúde,
educação e transporte.
O PP concentrará sua propaganda nas propostas do candidato, já que tem a seu favor o fato de
ele ser conhecido pela maior parte
do eleitorado. Com dois minutos
e 36 segundos, Maluf apresentará
o programa de um estúdio que
imita um escritório.
A candidata Luiza Erundina
(PSB) evitará fazer críticas à gestão da prefeita Marta. Os quatro
minutos e 32 segundos do programa de hoje serão para que ela e
seu vice, Michel Temer (PMDB),
lembrem aos eleitores paulistanos
suas trajetórias políticas.
Por causa das mudanças de última hora na coordenação da campanha, impostas pelo presidente
estadual do PMDB, Orestes Quércia, o slogan "Erundina prefeita,
sempre do lado do povo" foi elaborado no último fim de semana.
Sem dinheiro para uma campanha mais ostensiva nas ruas, a
maior parte dos partidos aposta
todas as fichas no programa eleitoral gratuito de TV e de rádio.
Os programas acontecem em
dois blocos de 30 minutos cada
um: no rádio, às 7h e às 12h, e na
TV, às 13h e às 20h30. As coligações encabeçadas pelo PSDB (Ética e Trabalho) e pelo PT (União
por São Paulo) têm os maiores espaços -pouco mais de sete minutos cada uma. Os partidos com
menos tempo (42 segundos cada
um) são PSTU, PCB, PAN e PHS.
Cabos ilustres
Recurso tradicional de campanhas eleitorais, os partidos devem
reservar espaço especial para o
apoio de ilustres. O presidente
Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique
Cardoso são considerados os garotos-propaganda mais cobiçados. Apesar de não haver confirmação da aparição de nenhum
deles, PT e PSDB têm como certos
seus apoios.
Ontem, nos programas de vereadores, foram escalados ilustres
como o presidente da República
em exercício, José Alencar (PL), e
o vice-governador de São Paulo,
Cláudio Lembo (PFL).
Colaborou RICARDO WESTIN, da Reportagem Local
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