São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 2008

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Primeiros anúncios ignoraram apoios e parcerias locais

DA REPORTAGEM LOCAL

As primeiras peças publicitárias do governo federal montadas para o lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ignoraram as parcerias com estados, municípios e com a iniciativa privada.
Os quatro filmes estão disponíveis na página da Secom (Secretária de Comunicação da Presidência da República) na internet. Além da peça para o lançamento do PAC, a campanha teve ainda três outros filmes, com anúncios sobre investimento em habitação e saneamento, energia e logística. Todas terminam com a frase: "O governo federal investe para o Brasil crescer mais".
Em São Paulo, a segunda fase da campanha "Mais Brasil", veiculada desde junho, já inclui "o governo federal, em parceria com o Estado e as prefeituras".
Segundo Otoni Fernandes Júnior, secretário executivo da Secom, a Presidência da República e a Casa Civil recomendaram incluir menções sobre a participação pública local nos investimentos do PAC.
Fernandes lembra, entretanto, que apenas os investimentos em energia não tiveram menção ao Estado e aos municípios, uma vez que, em São Paulo, não contam com contrapartidas dos poderes públicos locais. A maior parte dos recursos é da Petrobrás. O restante do pacote de investimentos em energia vem do capital privado.
O secretário não quis comentar a declaração de José Serra, em que critica a publicidade do PAC ao não dar crédito aos investimentos locais.
"Não sei em que contexto ele disse isso, mas o governador está absolutamente consciente, pelo que vejo das conversas com o presidente, de que essa parceria é importante, porque resultará no benefício ao cidadão do estado de São Paulo", disse Fernandes. Segundo ele, a relação entre o Serra e Lula é "extremamente republicana". (AB)


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