São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Desmoronamento e pânico
Desmoronamento e pânico
Com foto de operador, o "pânico" faz manchete

A cobertura já avança pela oratória, nos EUA. Na manchete on-line do "New York Times", à noite, "desmoronamento global" (global slump). No "Wall Street Journal", "melancolia se aprofunda" (gloom deepens). No "Financial Times", o mais chocante, "pânico agarra" (panic grips).
No noticiário, propriamente, o foco se voltou para o banco de investimento Morgan Stanley, ontem nas submanchetes de "NYT" e "WSJ", para o Washington Mutual, também no "WSJ", e até para o Goldman Sachs, no "WSJ" e no "FT".

AS MENTES
Nas páginas iniciais de "NYT" e "Washington Post", os blogs eleitorais de ambos sublinhavam ontem pesquisas mostrando que a economia "domina as mentes dos eleitores" e John McCain já enfrenta "deflação".
USSRA
Do francês "Libération" ao Vi o Mundo, de Luiz Azenha, espalha-se a sigla USSRA, em inglês, para União das Repúblicas Socialistas Soviéticas da América, usada por Nouriel Roubini para ironizar os EUA estatizantes.

PROCESSO ORDENADO
Inusitadamente, surgiu ontem à tarde na rádio Jovem Pan, ao vivo, o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, hoje no Unibanco. E saiu falando:
- A operação de ontem causou surpresa para muitos, mas não é uma estatização, como foi dito. Foi dada uma linha de crédito no valor de US$ 85 bilhões para permitir o processo ordenado de redução de alguns ativos da AIG, que tem US$ 1,06 trilhão. Portanto, ela tem condições de pagar esse empréstimo.

"TROPAS, NEM PENSAR"
tvbrasil.org.br
Em sua TV Brasil, Lula

Lula deu entrevista à estatal TV Brasil, para transmissão às 22h, mas já era manchete na Agência Brasil à tarde: "Nem pensar em tropas, diz Lula sobre ajuda a Evo", como ecoou pela manchete do Terra, entre outras. Depois a estatal mudou para "Lula confirma ajuda, mas sem envio de tropas".
No site de "O Estado de S. Paulo" e em outros, chamou mais a atenção que "Lula critica "interferência" dos EUA nas Américas". O "Jornal Nacional" passou ao largo de Lula, das negociações e saiu bradando: "Crise política provoca fuga de milhares para o Brasil".

NA FRONTEIRA
A entrevista repercutiu da home da Agência Boliviana ao topo das buscas do Google Noticias, em espanhol, com a Reuters ressaltando que "Brasil reforçará vigilância na fronteira, diz Lula".

SEM PASSAGEM
Sobre as negociações, o site do oposicionista "La Razón" trazia como manchete, início da noite, que os governadores não viajaram a Cochabamba, ontem, por falta de vôos das capitais estaduais.

GUERRA FRIA?
en.rian.ru
A agência de notícias RIA Novosti postou ontem uma longa análise de um membro da Academia Russa de Ciências, sob o enunciado "Rússia começa a empurrar a Ucrânia para fora do programa espacial do Brasil"

ALSTOM LÁ
wsj.com
Ontem na Folha, a Alstom afirmou que vai processar o "WSJ" por sua série de reportagens sobre o suposto esquema de propina. Na mais recente, edição de sábado, alto da página 7, com foto, o jornal noticiou que os pagamentos prosseguiam até junho último

VIRAL
youtube.com.br
Foi postado ontem no YouTube e espalhado por e-mail, com rica produção musical, um vídeo de ataques pessoais a Marta, a duas semanas da votação

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: STF pode julgar inquérito que envolve MMX
Próximo Texto: Eleições 2008 / São Paulo: Locais valorizados podem ter aumento de IPTU, diz Kassab
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.