São Paulo, terça-feira, 18 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dirceu pede ao STF que suspenda a leitura de relatório

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT-SP) pediu ontem ao STF (Supremo Tribunal Federal) que suspenda a leitura do relatório do processo de cassação de seu mandato no Conselho de Ética da Câmara, marcada para hoje.
Amanhã, os 11 ministros do STF irão julgar, em sessão plenária, outro pedido de liminar de Dirceu contra o prosseguimento do processo de cassação por quebra de decoro, aberto a pedido do PTB.
O advogado dele, José Luiz Oliveira Lima, quer impedir que o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) leia o relatório até amanhã, quando o STF decide sobre a liminar.
Após a leitura, começa a ser contado o prazo para votação da cassação de Dirceu no conselho e no plenário. As duas decisões devem ser do ministro Sepúlveda Pertence, relator do mandado de segurança movido por Dirceu.
Ontem o STF informou que Pertence não iria examinar o pedido de adiamento porque prefere aguardar a manifestação do plenário sobre a liminar.
O argumento do ex-ministro é que ele não poderia ser acusado de quebra de decoro parlamentar por fatos que ocorreram quando estava licenciado da Câmara para exercer o cargo de ministro.
A expectativa é que Pertence vote pela concessão da liminar que irá barrar o processo de Dirceu, mas o tribunal poderá ficar dividido sobre a questão.
Após a leitura hoje do relatório de Delgado, deve haver pedido de vistas pela deputada Ângela Guadagnin (PT-SP).


Texto Anterior: "A mídia me condenou"
Próximo Texto: Governo "faz muito", diz Dilma a deputados do PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.