São Paulo, terça-feira, 18 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

Corredor da morte

Foi um dia de "expectativa", no dizer de Fátima Bernardes, até que a própria surgiu na chamada da Globo para anunciar o anticlímax. Entra o repórter, ao vivo:
- Apenas dois acusados de quebra do decoro parlamentar renunciaram ao mandato.
Além da Globo, os canais de notícias, rádios, sites e blogs passaram o dia na contagem regressiva -e na especulação sobre quantos renunciariam.
No UOL, o blog de Fernando Rodrigues, logo depois:
- Trata-se de péssima notícia para Lula. A Câmara vai conviver por alguns meses com 14 dolorosos processos de cassação.
Na Folha Online, o blog de Josias de Souza:
- Em viagem, o presidente foi informado previamente pelo palácio de que, entre os petistas mensaleiros, só Paulo Rocha renunciaria. "Só o Rocha?!?!", reagiu. Ficou desalentado.
Para Lula, "a perspectiva de absolvição em plenário é nula".
Já o blog de Jorge Bastos Moreno no Globo Online arrisca que, do "corredor da morte", o plenário pode absolver "um ou dois, no máximo".
 
Com ou sem péssima notícia, pelo mundo a avaliação é que o presidente vê luz no fim do túnel. Ontem foi a vez de o italiano "La Reppublica", com repercussão em sites e rádios do Brasil, dizer que "o pior já passou".
Lula não é mais "o farol de luz" das esquerdas, mas "tem um ano para se recuperar".

NA SALA DE AULA

Reprodução
No "JN", o local do disparo

A campanha pelo "sim" escondeu os artistas de novela e iniciou abordagem mais apelativa -a exemplo do "não". Mas foi a realidade que veio em socorro. De José Luiz Datena na Band às manchetes do "Jornal Nacional", o enunciado ontem era que "mais um estudante é morto por acidente em São Paulo, o segundo em menos de 20 dias". De um dos vários relatos globais:
- Um adolescente foi morto com um tiro dentro da sala de aula, na periferia. Um jovem de 15 anos levou duas armas calibre 38 para mostrar aos colegas no fundo da sala, na oitava série, com a professora dando aula. Ao manuseá-las na mochila, uma disparou e atingiu as costas de Rafael, 15, que estava sentado na carteira em frente e morreu minutos depois.

Febre
Demorou, mas na escalada do "SBT Brasil" se confirmaram afinal os novos focos de aftosa no Mato Grosso do Sul.
Pela manhã, o ex-ministro Delfim Netto dizia à rádio Jovem Pan que "o aparecimento de novos focos pode deixar a situação pior do que está". E com "conseqüências imprevisíveis".

Gripe
E agora tem a gripe aviária. Já na Europa, a doença ganhou destaque no "Fantástico", dizendo que "o medo de que chegue aqui levou os avicultores a medidas de prevenção".
Do "Fantástico" saltou para o "Jornal da Band", na manchete "Brasil não tem estoque de remédios para combater a gripe do frango". E daí para a agência Bloomberg, sob o título:
- Brasil, o maior exportador de frango do mundo, trabalha para prevenir a gripe.

Habilidade
Após destacar dias atrás as "importantes vitórias" de Lula, após quatro meses de crise, o "Financial Times" abordou ontem dos "incidentes que sugerem que, para completar o serviço, o governo precisa desenvolver habilidade gerencial".
O problema para o "FT", antes de mais nada, foi a incapacidade de aprovar a MP do Bem, "a mais importante iniciativa legislativa do ano" no país, que derrubaria impostos sobre exportações e investimento.

Leilão
"FT" e o site do "Wall Street Journal" também estavam especialmente interessados, ontem, no início de um novo leilão de licenças para a exploração de petróleo e gás no Brasil.
Segundo o "WSJ", a Petrobras saltou na frente, de novo, mas a americana Devon também levou algumas áreas.

EM PAZ, NO CINEMA

E tome blog. Enquanto o "El País" destacava que "os meios de comunicação descobriram os weblogs como algo que se integra às edições on line", Sérgio Dávila iniciava o seu no UOL, falando do primeiro festival do Iraque pós-guerra. Sem atentado, "só uma fila organizada de gente querendo ir ao cinema, mesmo que o mundo esteja desabando lá fora".

@ - nelsondesa@folhasp.com.br


Texto Anterior: Fundos de pensão dizem que gestões são transparentes
Próximo Texto: Caso Maluf: Juiz ordena retirada de papéis suíços de ação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.