São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / PRESIDÊNCIA

Alckmin obtém um minuto no horário de Lula na televisão

Por 4 votos a 2, TSE entendeu que petista ofendeu tucano ao afirmar que eles "acobertaram escândalos e barraram CPIs"

Alckmin não obteve direitos de resposta contra trechos em que Lula disse ter gasto mais com programas sociais e aumentado os salários


SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) concedeu ontem direito de resposta ao presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, contra a propaganda eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por causa de trecho em que Lula acusou os tucanos de acobertar escândalos.
Por 4 votos contra 2, o TSE considerou que Lula ofendeu Alckmin e os demais tucanos quando afirmou: "Enquanto eles acobertaram escândalos e barraram CPIs, nós estamos combatendo a corrupção".
Será o primeiro direito de resposta do segundo turno da eleição presidencial. A decisão assegura a Alckmin um minuto no horário de Lula na TV e um minuto da propaganda petista no rádio. Os advogados do tucano queriam dois minutos em cada mídia. Só um dos ministros, Caputo Bastos, concordou integralmente com o pedido.
Apesar disso, a campanha de Alckmin não conseguiu dois direitos de resposta contra propagandas de Lula em que o candidato do PT afirmou que no governo dele teve mais aumentos do salários mínimo e mais gastos com programas sociais.
Em outra derrota de Lula, o TSE negou ontem o primeiro pedido de direito de resposta dele contra a propaganda de Alckmin motivados pelos ataques do tucano à falta de explicações sobre a origem do dinheiro preso com petistas.
Por decisão unânime, os ministros do TSE disseram que não houve ofensa no fato de Alckmin ter dito que "faz 27 dias que o governo não diz de onde vem o dinheiro". Lula apresentou outros pedidos de direito de resposta, já que a propaganda tucana tem repetido essa afirmação.


Texto Anterior: Elio Gaspari: Lula, de onde veio o dinheiro?
Próximo Texto: TRE altera a composição da bancada de São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.