São Paulo, quinta-feira, 18 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BANDEIRA VERMELHA

MST diz que poucas famílias foram assentadas

No CE, 600 sem-terra invadem sede do Incra

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Cerca de 600 sem-terra ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram ontem o prédio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Fortaleza. Eles estavam acampados na rua em frente ao prédio havia nove dias.
A invasão foi para pressionar o órgão a acelerar o processo de reforma agrária no Ceará. Da meta do governo federal de assentar 2.000 famílias no Estado neste ano, apenas cem foram beneficiadas até agora.
A invasão ocorreu no início da tarde. À noite, líderes dos sem-terra se reuniram com representantes do Incra para negociar a desocupação.
Havia crianças entre os sem-terra que participaram da ação.
No Ceará, uma fazenda em Antonina do Norte foi invadida em novembro, mês em que o MST intensificou os protestos. Estão no local 50 famílias. A vistoria da fazenda, considerada improdutiva pelos sem-terra, é uma das reivindicações.

Prefeitura invadida
Cerca de 250 membros do MST fecharam ontem a PA-391 às 11h. Os motoristas usaram um desvio improvisado. Encerrado o protesto na rodovia, três horas depois, os sem-terra foram para a cidade de Santa Bárbara do Pará e invadiram a prefeitura. Não foram recebidos pela prefeita. Reuniram-se apenas com o prefeito eleito. Como nada foi acertado, passariam a noite acampados diante da prefeitura.


Colaborou a Agência Folha


Texto Anterior: Fogo amigo: Assessor de Gushiken ataca o governo Lula
Próximo Texto: Segredo do poder: Diretor tira cena sobre hábito de Lula de beber
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.