São Paulo, quinta-feira, 18 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO INDÍGENA

29 foram mortos

PF indicia dez índios por massacre em RO

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A Polícia Federal de Vilhena (RO) encerrou ontem as investigações sobre as mortes de 29 garimpeiros na reserva indígena Roosevelt, em abril, com o indiciamento de pelo menos dez índios cintas-largas, entre eles caciques e guerreiros. O relatório, que ainda está sendo concluído, pode trazer mais nomes.
Segundo a polícia, foram indiciados sob a acusação de serem mandantes dos crimes o gerente do garimpo que funcionava dentro da terra indígena, Panderê Cinta Larga, os caciques Nacoça Pio Cinta Larga e Carlão Cinta Larga e o guerreiro Zé Paulo Cinta Larga, entre outros.
Os índios indiciados deverão ser apresentados na delegacia pela Funai (Fundação Nacional do Índio) até na próxima quarta-feira, para a formalização dos indiciamentos no inquérito.
Segundo a Folha apurou, não está descartado o indiciamento do administrador da Funai na reserva Roosevelt, Walter Blós, por prevaricação ou omissão. O administrador estava dentro da reserva na época das mortes.


Texto Anterior: Segredo do poder: Diretor tira cena sobre hábito de Lula de beber
Próximo Texto: Defesa em questão: Alencar critica EUA e política de desarmamento nuclear
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.