São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara aprova alterações no trâmite de MPs

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo sofreu derrotas, mas conseguiu concluir ontem na Câmara dos Deputados a votação em primeiro turno da PEC (proposta de emenda constitucional) que muda a tramitação das medidas provisórias.
O texto aprovado ainda precisa passar por uma segunda votação na Câmara, o que ficará para o ano que vem. Depois, o projeto ainda segue para dois turnos de votação no Senado. A alteração na tramitação das MPs era a principal promessa do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e ficou em discussão no plenário da Casa por quase um mês.
No final, foram poucas as alterações concretas em relação ao que é hoje. A principal delas é a que muda o trancamento de pauta, ou seja, quando a MP passa a ter prioridade de votação no plenário. Pelo modelo atual, uma MP tranca a pauta no 46º dia de tramitação. Pelo projeto, elas passam a primeiro item da pauta no 16º dia, mas os congressistas poderão votar a inversão de pauta. A base do governo não conseguiu autorizar o presidente a retirar uma MP em 15 dias a contar de sua edição sem precisar de votação.


Texto Anterior: Serra apóia proposta que acaba com reeleição
Próximo Texto: Oposição fecha com Temer, que enfrentará 3 adversários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.