São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano é símbolo das "elites", afirma d. Tomás Balduíno

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ex-presidente da CPT (Comissão Pastoral da Terra), dom Tomás Balduíno, afirmou ontem que a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República representa os interesses das "elites" do país.
"É um símbolo da elite mesmo, uma continuação do que foi o governo Fernando Henrique. Ele [Alckmin] tem um projeto voltado para o poder econômico, deixando as classes sociais marginalizadas. A minha expectativa é pessimista", afirmou, em entrevista à Folha.
Questionado se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também representa as elites, o religioso afirmou: "No conjunto sim, representa as elites, mas em sua estrutura, não. Pois o governo não é só do Lula, e sim do histórico dos movimentos que o ajudou a eleger". Dom Tomás voltou a defender a ação das mulheres camponesas nas instalações da Aracruz Celulose no Rio Grande do Sul.
Ontem, dados sobre conflitos fundiários divulgados pela CPT apontaram uma estabilidade do número de assassinatos no campo e a diminuição de invasões de terra entre 2004 e 2005.
Segundo o braço agrário da Igreja Católica, 38 pessoas foram mortas no ano passado por conta da disputa pela terra no país. Em 2004, segundo a entidade, ocorreram 37 casos. Os dados mostram também um recuo no número de invasões a propriedades rurais. Em 2005, foram 437, ante 496 em 2004.


Texto Anterior: Alckmin descarta impeachment e recebe apoio de governador do PPS
Próximo Texto: Itamar nega ser instrumento do PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.