São Paulo, quinta-feira, 19 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara investigará deputada citada no caso

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), pediu ao corregedor-geral da Casa, Inocêncio Oliveira (PR-PE), que abra investigação sobre as acusações contra a deputada Marina Maggessi (PPS-RJ).
Maggessi é acusada pela PF de ter recebido recursos do bicheiro Aílton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, para a campanha de 2006. A deputada nega, dizendo que sua campanha foi "paupérrima" -teria custado R$ 69 mil. "A denúncia é grave. Mas é preciso saber se existe algum tipo de realidade nela", disse Chinaglia.
Inocêncio deve abrir sindicância para apurar também o diálogo que veio à tona na semana passada. Num grampo, a deputada é flagrada defendendo a morte de um delegado.
Antes, Inocêncio deve fazer uma consulta à assessoria jurídica da Casa sobre a possibilidade de a Câmara investigar uma denúncia eleitoral. "Isso pode ser coisa para a Justiça Eleitoral", afirmou.
A corregedoria, se entender que há indício de quebra de decoro, pode pedir ao Conselho de Ética que abra processo de cassação contra a deputada.
Policial civil licenciada, Marina Maggessi disse considerar positivo que a Câmara abra sindicância. Os recursos, se existentes, não foram declarados ao Tribunal Superior Eleitoral.
"Dou a maior força para a sindicância. Não encaro como algo contra mim, mas a meu favor", afirmou, por telefone.
A Polícia Federal, que monitorava o telefone do policial civil Marcos Antônio Bretas, o Marcão, -preso na operação-, flagrou conversas entre ele e o inspetor Fernando Santos, o Salsicha, em que tratariam do pedido de dinheiro a Guimarães. Numa ligação, Maggessi estava ao lado de Salsicha e manda um beijo a Marcão. "Marcão me ajudou na campanha, como todo mundo na polícia, veiculando material de campanha. Quero o contexto dessas conversas, porque sei o que falei", afirmou.


Texto Anterior: PF diz ter provas de repasses rotineiros de bingo a políticos
Próximo Texto: Janio de Freitas: Assunto do dia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.