São Paulo, quinta-feira, 19 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Greve da Polícia Federal suspende depoimentos da Operação Hurricane

Alan Marques/Folha Imagem
Em greve por reajuste salarial de 30%, policiais participam de caminhada entre a PF e a Esplanada dos Ministérios, em Brasília


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A DIP (Diretoria de Inteligência Policial) da Polícia Federal, responsável pela investigação batizada de Operação Hurricane (furacão em inglês), aderiu ontem à greve da Polícia Federal em protesto pelo reajuste salarial médio de 30% para os policiais, conforme acordo firmado com o governo no ano passado.
Foi suspensa a coleta de depoimentos dos investigados, que estão presos em Brasília. Durante a manhã, a equipe também interrompeu a análise de duas toneladas de documentos, objetos de valor e equipamentos apreendidos durante a operação policial da última sexta-feira.
Ontem pela manhã, o diretor da DIP, delegado Renato Porciúncula, participou da paralisação realizada em frente à sede da PF. "A Diretoria de Inteligência está aqui presente em solidariedade aos colegas. É um movimento justo, porque o governo está deixando de cumprir um compromisso assinado", disse Porciúncula.
Questionado sobre a possibilidade de a paralisação prejudicar a investigação, ele respondeu: "Claro, principalmente se o movimento tiver continuidade. Os policiais esperam ver seu trabalho reconhecido, pois têm dado uma grande colaboração para combater o crime no país, a corrupção, muitas vezes arriscando suas próprias vidas".
À frente da investigação, o delegado Emanuel Oliveira, chefe da Divisão de Contra-Inteligência Policial, disse que "não tem condições de manter o pessoal lá em cima trabalhando, como em 2004". "Teve policial que pediu até para sair da "contra", porque não tinha clima para continuar", disse.
Naquele ano, a PF fez greve por mais de um mês, mas só quase dois anos depois chegou ao acordo de reajuste: 30% em junho de 2006 e outros 30% até dezembro".


Texto Anterior: Desembargador sustava medidas contra os bingos
Próximo Texto: Escuta da PF envolve advogado de empresa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.