São Paulo, domingo, 19 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGREJA

Aproximadamente 100 mil pessoas são esperadas em Nova Trento (SC), cidade que abriga o Santuário de Madre Paulina

Papa canoniza hoje primeira santa do Brasil

Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
Valeri Cambruci, com o filho Vitor, reza diante de imagem de madre Paulina na igreja do santuário dedicado à santa, em Nova Trento


PAULO DANIEL FARAH
ENVIADO ESPECIAL A NOVA TRENTO

A partir de hoje, igrejas de todo o país vão alçar ao altar a imagem da primeira santa do Brasil: santa Paulina. Nesta manhã, o papa João Paulo 2º, 82, canoniza no Vaticano madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, além de outros quatros religiosos -um espanhol e três italianos.
O Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento (SC), espera receber até 100 mil peregrinos para celebrar a canonização. Esse público representa mais de dez vezes a população da cidade.
Para cuidar da segurança, a polícia mobilizou 200 pessoas -um efetivo significativo comparado aos dez policiais que normalmente trabalham na cidade. E antes do anúncio da canonização, em fevereiro passado, eram quatro.
Os hotéis de Nova Trento (quatro, com apenas 250 leitos) e de municípios vizinhos como Brusque, Itajaí e São João Batista estão lotados, e a Secretaria de Turismo tem ajudado a encontrar casas dispostas a alugar quartos.
O clima é de festa e expectativa. Não há quase nenhuma casa sem um retrato da santa e bandeiras nas cores branca, amarela e azul -as cores da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, fundada por madre Paulina e hoje presente em dez países.
Diversas cerimônias especiais serão celebradas hoje na igreja do santuário, de 1912. O problema é que ela abriga no máximo 300 pessoas sentadas e por isso haverá uma missa campal às 10h30.
Nas últimas semanas, não faltaram homenagens à santa nascida na Itália e que veio para o Brasil aos nove anos. Universitários catarinenses organizaram uma procissão de 53 km, e shows pirotécnicos -a região é famosa pela produção de fogos de artifício- integram hoje as comemorações.
Telões instalados no santuário vão transmitir a cerimônia oficial realizada pelo papa a partir das 4h30 (horário de Brasília).

Canteiro de obras
Nova Trento, a 80 km de Florianópolis, mobilizou-se para a chegada dos fiéis. Ruas e pontes foram reformadas, e estacionamentos, ampliados. A prefeitura e a Secretaria de Turismo de Nova Trento distribuíram um folheto em que "convidam a comunidade a colaborar com o visual da cidade", sugerindo a renovação da pintura das casas, a construção de muros e calçadas e cuidados extras com o jardim, além de limpeza geral. A cidade se transformou em um canteiro de obras.
A reportagem da Folha esteve em Nova Trento em fevereiro passado. Ontem, a cidade parecia outra, com várias modificações, principalmente na sinalização (antes quase inexistente), nas decorações e na construção de dezenas de novos estabelecimentos comerciais. No santuário, espaços de 12 m2 estão sendo alugados por até R$ 2.000 por dia.
As nove irmãs que cuidam do santuário revelam um sentimento duplo: contentamento pela presença cada vez maior de peregrinos e apreensão com "o avanço agressivo" de comerciantes.
"Um grande aumento no número de visitantes de uma hora para outra pode prejudicar os verdadeiros propósitos da fé", afirma a irmã Ilze Mees, administradora do santuário. Da Argentina virão ao menos 120 ônibus.
"Foi tudo muito rápido. Outros santos levaram séculos para ser reconhecidos, mas nós estamos fazendo o possível", diz Ivana Cadore, 33, secretária de turismo de Nova Trento. Uma empresa contratada pelo santuário vai servir 23 mil refeições. Com 15 restaurantes, Nova Trento tem capacidade para preparar 4.000 refeições por dia. As estradas são motivo particular de preocupação, sobretudo os 3 km de paralelepípedos até o santuário.
João Paulo 2º já beatificou e canonizou mais pessoas que todos seus antecessores desde a fundação, em 1594, da Congregação das Causas dos Santos -eles nomearam 808 beatos e 296 santos. O papa fez mais de 1.300 beatificações e 470 canonizações. Ontem, houve uma missa especial no santuário pelo aniversário do papa, que completou 82 anos.



Texto Anterior: Candidatos ao mesmo discurso
Próximo Texto: Fiéis agradecem "graças recebidas"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.