São Paulo, domingo, 19 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIAGEM PRESIDENCIAL

Cerimônia ocorreu em Salamanca

FHC é homenageado com título de doutor em universidade espanhola

DO ENVIADO ESPECIAL A SALAMANCA

Para um vaidoso assumido como Fernando Henrique Cardoso, o sábado foi perfeito: ouviu desde gritos de "lindo, lindo", partidos de adolescentes irônicas que o viram chegar à Prefeitura de Salamanca, até que carrega "bondade no coração", uma das qualidades exigidas para receber o título de "hóspede ilustre" da "muito nobre e muito leal, hospitaleira e caridosa, muito culta e douta" cidade de Salamanca (212 km a Noroeste de Madri).
Depois, o presidente recebeu o título de "doutor" conferido pela Universidade de Salamanca, em uma cerimônia conduzida em grande parte em latim.

Trajes
FHC vestiu o capelo laranja, para "ficar protegido para a luta", um anel, para simbolizar sua "perpétua aliança com a sabedoria", e um livro fechado, "para guardar seus segredos no fundo do coração".
No discurso de agradecimento, o presidente Fernando Henrique Cardoso citou 13 personalidades, entre acadêmicos, religiosos e escritores.
(CLÓVIS ROSSI)


Texto Anterior: Conversa indiscreta: Conversa com Fox não teve "nada de mais", afirma FHC
Próximo Texto: Elio Gaspari
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.