São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marta não abre mão de vice, apesar de apelo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apesar do apelo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a prefeita Marta Suplicy (SP) foi muito firme no encontro de anteontem: não vai ceder a vaga de vice da sua chapa para formar uma eventual aliança com o PMDB. Lula, em contrapartida, não pretende usar mais cargos do governo federal, como um ministério, para convencer o PMDB a abrir mão da candidatura Michel Temer.
Apesar de serem visíveis as complicações de uma aliança com o PMDB, o PT paulistano ainda tem esperança de obtê-la. Hoje, essa possibilidade é difícil. O PMDB mantém a pré-candidatura Temer, presidente nacional do partido.
Ao dizer ao presidente que prefere manter a chapa "puro sangue", com seu secretário de Governo, Rui Falcão, no posto de vice, Marta explicou que os motivos são que o partido em São Paulo já tomou tal decisão e que ela está convencida de que esse é o melhor caminho.
Mesmo respeitando a opinião da prefeita, Lula ponderou sobre os riscos de enfrentar a candidatura de José Serra, presidente nacional do PSDB. Avalia que o momento difícil de seu governo e o acúmulo de capital político de Serra como conseqüência disso -por ter sido derrotado por ele em 2002- podem criar condições muito favoráveis ao tucano.
A prefeita disse a Lula estar ciente do risco, mas demonstrou confiança. Afirmou ter várias realizações para apresentar, muitas delas a serem concluídas na reta final da eleição.
Apesar de não admitirem em público, Lula e Marta acreditam que a candidatura de Paulo Maluf (PP) pode ajudar a petista. Na avaliação deles, Maluf deverá concentrar suas principais críticas no tucano. Lula e Marta crêem que o PT tem um público cativo, assim como Maluf. E Serra tentará obter mais votos no público do malufista. (KA)


Texto Anterior: Eleições 2004: Lula opta por palanque duplo e irá a programa de rivais do PT
Próximo Texto: Apoio de Lula é irrelevante, diz Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.