São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para ministro de Lula, candidata do PSOL é "udenista'; Alckmin afirma respeitá-la

DA ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Capaz de levar a disputa pela Presidência ao segundo turno, o desempenho da senadora Heloísa Helena (PSOL) já preocupa o PT. A disposição do comando da campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de explorar as contradições da candidata, até mesmo o fato de sua ascensão servir a interesses do tucanato.
O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse ontem que, na campanha, Heloísa terá que explicar "por que uma candidata de esquerda foi contra o Prouni (Programa Universidade para Todos), a ampliação do ensino fundamental e o Bolsa-família".
"Na campanha, as posições ficam mais claras. Por enquanto, ela pode correr livre, sem apresentar propostas, de forma udenista, e sem explicar suas posições", disse o ministro.
O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, disse que a boa performance da senadora reflete a "maneira simpática e positiva que tem aparecido nos principais meios de comunicação".
No Rio, o candidato tucano Geraldo Alckmin disse receber com "humildade e entusiasmo" o resultado da pesquisa Datafolha. "A diferença [em relação a Lula] vai diminuir. Eu e Heloísa Helena somos menos conhecidos e a tendência é que as duas candidaturas cresçam mais, garantindo a realização do segundo turno. Tenho respeito pela candidatura da senadora."
Apesar do desânimo com a estabilidade dos números, o comando da candidatura tucana se disse satisfeito com o resultado. A avaliação é que o crescimento de Heloísa Helena facilita um segundo turno entre Lula e Geraldo Alckmin. Hoje, Alckmin inaugurará o comitê central da campanha, em Brasília.


Texto Anterior: Eleições 2006/Datafolha: 30% admitem que ainda podem mudar de voto até outubro
Próximo Texto: Senadora comemora, mas afirma que é só um retrato do momento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.