São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Sem-terra acusam prefeito de Tremembé de agir a favor da Votorantim, dona de área já invadida; ele nega

MST invade prefeitura no interior de SP

DA AGÊNCIA FOLHA, EM TREMEMBÉ

Cerca de cem pessoas ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram ontem de manhã a Prefeitura de Tremembé (138 km de São Paulo), no Vale do Paraíba.
A invasão teve como objetivo pressionar a prefeitura a voltar atrás na decisão de recomendar ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) que a fazenda Camburi (antiga Corumirim), que pertenceria ao grupo Votorantim, não seja desapropriada para fins de reforma agrária, conforme quer o órgão.
Os sem-terra acusam o prefeito da cidade, Orozimbo Lucio da Silva (PSDB), de agir em favor da Votorantim. De acordo com eles, o laudo que a prefeitura apresentou ao Incra teve como base informações fornecidas pela empresa.
O prefeito confirma que a Votorantim deu informação, mas nega a acusação. Segundo ele, o documento comprova que a área, de 675,45 hectares, tem baixa fertilidade e que sua área de mata nativa é parte de uma área de proteção ambiental que contribui para a produção de água no município
Os sem-terra deixaram o prédio por volta das 14h, quando teve início uma reunião entre o prefeito e representantes do MST, que terminou duas horas depois.
O prefeito propôs pedir a análise da área a uma série de órgãos para então chegar a uma conclusão "mais apurada" sobre a viabilidade do assentamento. Os sem-terra não aceitaram a proposta e decidiram em assembléia passar a noite em frente à prefeitura.
A cidade já abriga o assentamento Conquista -97 famílias.
Em Pernambuco e Alagoas, integrantes do Movimento Terra Trabalho e Liberdade bloquearam ontem rodovias estaduais e federais para marcar o segundo aniversário do movimento.


Colaborou a Agência Folha

Texto Anterior: O jogo: Brasil ignora pedido e goleia por 6 a 0
Próximo Texto: Homenagem: PC do B faz ato em memória de Elza Monnerat
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.