São Paulo, sexta-feira, 19 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica a Palocci enfraquece Tarso no PT

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

As críticas feitas pelo presidente do PT, Tarso Genro, à política econômica debilitaram ontem sua candidatura às eleições internas do partido.
Segundo petistas, as declarações da véspera - de que o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, errou na fixação de taxa de juros e meta de superávit - provocaram reação não só no Campo Majoritário, corrente que controla o partido, mas no próprio governo.
Ontem, em reunião com o bloco de esquerda do partido, o ministro da Coordenação Política, Jaques Wagner, disse que "está equivocado" quem aposta em mudanças na política econômica.
Segundo o deputado Chico Alencar (PT-RJ), Jaques Wagner afirmou que "não tem como fazer inflexão na política econômica" - único ponto elogiado inclusive pela oposição - num momento em que o governo está tão fragilizado. "Cumprir plenamente o Orçamento", disse, "já é um ganho".
Aliado do Campo Majoritário, o secretário de Mobilização do PT, Francisco Campos, disse ontem estranhar as declarações. "É um erro gravíssimo criticar o Palocci. A política econômica é o que há de melhor no governo Lula."
Representantes do Campo Majoritário procurarão Tarso hoje para alertá-lo do risco de perder força na disputa pela presidência do partido.
Essa não é a primeira vez que Tarso contraria o Campo Majoritário. Depois de fazer críticas ao desempenho da antiga direção do partido, Tarso entrou em choque com o deputado José Dirceu ao avisar que o PT negará legenda àqueles que, envolvidos no escândalo do "mensalão", renunciarem para escapar de possível cassação.
Sem conseguir votar a proposta no Diretório Nacional - graças a uma manobra atribuída a Dirceu - Tarso se queixou publicamente do ex-ministro, afirmando que preferiria não contar com sua presença nas reuniões partidárias.


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/PT x PT: Dirceu confronta Tarso para ficar em chapa
Próximo Texto: Fama internacional: Doleiro preso circulava com mulheres famosas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.