São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SALVADOR

Petista sobe e disputa 2º lugar em Salvador; ACM Neto segue em 1º

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Pesquisa Datafolha realizada anteontem e ontem mostra que a disputa pela Prefeitura de Salvador ficou mais acirrada. O deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) lidera com 27% das intenções de voto, mas oscilou um ponto percentual para baixo em relação ao levantamento anterior.
Em segundo lugar vêm o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), com 22% (oscilou um ponto para cima), e o deputado federal Walter Pinheiro (PT), com 20% -o petista subiu quatro pontos em relação à pesquisa anterior (a margem de erro é de três pontos percentuais).
Em relação à última pesquisa, o ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) perdeu quatro pontos e caiu para 14%, enquanto Hilton Coelho (PSOL) permanece com 3%. Segundo a pesquisa, os eleitores que pretendem votar em branco ou anular somam 9%, enquanto os indecisos somam 5%. O Datafolha ouviu 830 eleitores.
ACM Neto tem a maior rejeição, com 36%, seguido de João Henrique, com 33%. Imbassahy tem 27% e Pinheiro, 18%.
O Datafolha também simulou um eventual segundo turno entre os candidatos mais bem colocados e constatou um empate em todas as disputas.
Caso o segundo turno seja disputado entre ACM Neto e João Henrique, o democrata teria 43% das intenções de voto, ante 42% do peemedebista. No confronto entre ACM Neto e Walter Pinheiro, cada um teria 43%. Já uma eventual disputa entre ACM Neto e Imbassahy daria 42% ao democrata contra 40% do ex-prefeito.
"Dos três candidatos mais bem avaliados, ACM Neto é o que tem mais chances de disputar o segundo turno porque mantém estabilidade desde o começo das pesquisas", disse Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. Paulino lembrou, porém, que o índice de rejeição do deputado é o maior.
Para 44% dos eleitores entrevistados pelo Datafolha, ACM Neto vencerá as próximas eleições. Outros 16% acreditam na reeleição de João Henrique Carneiro, enquanto 14% confiam em Walter Pinheiro e 13%, em Imbassahy.
ACM Neto tem melhor desempenho entre eleitores entre 25 e 34 anos (34% da preferência). João Henrique vai melhor entre os que têm renda familiar de até dois salários mínimos (25%) e os mais jovens (25%). Pinheiro tem a sua melhor avaliação entre as pessoas entre 35 e 44 anos (24%) e com ensino superior (27%). Já Imbassahy obtém bom desempenho entre eleitores com mais de 60 anos (21%) e entre os que apresentam as maiores rendas (27%).


Texto Anterior: Belo Horizonte: Lacerda lidera com 41%, mas vantagem de Quintão diminui
Próximo Texto: Prefeito é pressionado a priorizar acessibilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.