São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Nos EUA, lobby é legal e pode ser visto na internet

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos EUA, o lobby é legalizado por uma lei de 1995 que determina em quais situações as empresas ou organizações (norte-americanas ou estrangeiras) devem registrar na Câmara e no Senado quem fará lobby sobre o Congresso e o governo.
Por essa lei, os interessados devem registrar em um formulário -que pode ser consultado na internet (http://sopr.senate.gov)- os temas sobre os quais têm interesse, quem serão os lobistas, quanto irá gastar com a empreitada e quais setores do governo pressionará.
A prestação de contas sobre as despesas devem ser feitas de seis em seis meses.
No Brasil, há oito projetos na Câmara que versam sobre a regularização do lobby, mas apenas o texto redigido pelo senador Marco Maciel (PFL-PE) está pronto para a pauta de votações. O documento feito pelos deputados Walter Pinheiro (PT-BA) e Ronaldo Vasconcellos (PFL-MG) caminha na Câmara junto com o projeto que modifica o regimento interno da Casa.


Texto Anterior: Doação expõe promiscuidade entre deputados e empresas
Próximo Texto: Empresas negam elo entre doações e ação parlamentar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.