São Paulo, quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MT favorece área de investimentos do governador

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ

Uma semana após o anúncio, pelo grupo André Maggi, das negociações para a compra de 8.000 hectares de seringueiras do grupo Michelin em Mato Grosso, o governador Blairo Maggi (PR) anunciou um novo programa de incentivo à produção de borracha no Estado.
O objetivo, segundo o governo, é estimular o cultivo de 160 mil hectares e transformar Mato Grosso "no segundo produtor de borracha natural do Brasil em um prazo de 20 anos". O investimento previsto pelo Estado é de R$ 89 milhões.
As negociações entre a empresa do governador e a Michelin haviam sido reveladas uma semana antes. À ocasião, a empresa confirmou a assinatura de um "Compromisso de Compra e Venda" da área, localizada em Itiquira (350 km de Cuiabá).
Ontem, a assessoria do grupo André Maggi disse que a negociação ainda não foi concretizada. A oferta, segundo a empresa, partiu da Michelin e o "mais provável" é que, se for fechado o negócio, a área seja usada no plantio de soja, milho ou algodão.
Estudos conduzidos pela própria Michelin, afirmou a Amaggi, indicam que a área não é mais rentável para a exploração das seringueiras.
"Independentemente da venda da área, a unidade seria desativada devido à comprovação da baixa produtividade das seringueiras por conta das condições climáticas", declarou a empresa.
A Amaggi possui um seringal de mil hectares na região do Araguaia -que, segundo a empresa, está arrendado.
A assessoria do governo de Mato Grosso negou que a empresa possa se beneficiar do programa de incentivo à borracha. O público-alvo, segundo o governo, são os pequenos produtores. Questionada sobre um possível favorecimento, a Amaggi não retornou até a conclusão desta edição. (RODRIGO VARGAS)


Texto Anterior: Governador de RO faz decreto para ter direito a seguranças
Próximo Texto: Foco: Patrocínio americano a evento da Anpocs provoca polêmica na academia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.