São Paulo, sexta, 20 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA
Jornal é escolhido como melhor da região Sudeste por instituto
Folha recebe Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo

da Redação

A Folha recebe hoje o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, na categoria de "melhor mídia jornal" entre os veículos da região Sudeste. A solenidade será realizada no Teatro Municipal de São Paulo, às 20h30, e contará com um show de Gilberto Gil.
Na mesma ocasião, o Instituto Ayrton Senna -que instituiu o prêmio, voltado para reportagens na área de crianças e adolescentes- divulgará os nomes dos jornalistas vencedores. A Folha é finalista na categoria "jornais", com o caderno especial "Infância Roubada", publicado em 1º de maio de 1997, e na categoria "fotografia", com o trabalho "Esperança Olímpica", de Patrícia Santos, publicado em 8 de outubro passado.
A foto de Patrícia Santos mostra crianças na Vila Olímpica da Mangueira (Rio de Janeiro) se preparando para receber a visita do presidente Bill Clinton (EUA).
O caderno "Infância Roubada" mapeou pontos de concentração de trabalho infantil no país. O trabalho recebeu um prêmio da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no ano passado.
Apesar de proibido pela Constituição, 3,8 milhões de crianças entre 5 e 14 anos exercem algum tipo de trabalho.O caderno radiografou a exploração das crianças em sete Estados e mostrou as iniciativas para resolver o problema.
No Mato Grosso do Sul, um programa conseguiu tirar cerca de mil crianças das carvoarias: trocaram a pá com que carregavam carvão por uma bolsa de R$ 50 para ir à escola. Em Pernambuco, onde 40 mil crianças trabalham no corte da cana, a mesma idéia não estava funcionando porque não havia escolas ou professores.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.