São Paulo, quarta-feira, 20 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REFORMA POLÍTICA

Grandes partidos vão tentar aprovar hoje o voto em lista

FÁBIO ZANINI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um grupo reunindo os maiores partidos da Câmara dos Deputados fará hoje uma última tentativa de aprovar o voto em lista -principal item da reforma política.
As cúpulas de PT, PMDB e DEM, além do PPS e PC do B, fecharam um acordo pelo qual seria criada a lista mista em eleições proporcionais (deputados e vereadores).
Juntos, esses partidos têm 259 deputados, 2 a mais do que a maioria absoluta na Casa, o que asseguraria a aprovação da lista. Para isso teriam de votar 100% unidos, o que é muito difícil. Em compensação, o bloco pró-lista espera conseguir apoios no PV, PSB e até no PSDB, único partido que fechou questão contra a proposta.
Pela lista "mista", o eleitor votaria primeiro em um partido. Em seguida, ele teria a opção de votar também em um candidato do partido.
Os líderes partidários vão apresentar hoje de manhã a proposta ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Ela terá a forma de uma "emenda aglutinativa" ao parecer do relator, Ronaldo Caiado (DEM-GO).


Texto Anterior: Tribunal aponta descontrole com incentivo cultural
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Enorme potencial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.