São Paulo, quarta-feira, 20 de junho de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Enorme potencial

O "Financial Times" publica hoje e postou ontem um especial sobre o Brasil. No site, contava-se ontem uma dúzia de reportagens, por quantidade igual de jornalistas, com títulos como "EUA passam a dividir o entusiasmo do Brasil", sobre biocombustíveis, "Uma nova era de nacionalismo", sobre as novas sete irmãs do petróleo, como a Petrobras, e "Economia importa mais", sobre a cena política. Os temas saltavam das telecomunicações, com o país de "campo de batalha chave" dos grupos espanhol e mexicano, mais um brasileiro ao fundo, para a indústria do cinema, com nomes como Fernando Meirelles e Walter Salles e o estímulo das estatais. E o "FT" prometia ainda mais para hoje, sobre esse Brasil de "enorme potencial".

BRICS E O AQUECIMENTO
Na manchete do site do "Guardian", "China passa EUA como maior emissor de dióxido de carbono", que causa o efeito estufa. A avaliação é da agência holandesa de meio ambiente, com base em dados de empresas de petróleo e de sua congênere americana. O jornal sublinha que "o anúncio vem em meio à negociação" de um novo tratado sobre o aquecimento, em que "um dos pontos polêmicos tem sido encontrar um meio de incluir a China e outras economias em desenvolvimento como a Índia e o Brasil".

"NÃO SAIO"
O dia abriu com manchete do portal UOL para o blog de Fernando Rodrigues, "Renan será aconselhado a renunciar ou se afastar da presidência". E assim foi. Depois, abrindo o "JN", "cresce a pressão".
Mas Renan "afirma que fica na presidência do Senado", na manchete do UOL, à noite. "Não saio. Estou tranqüilo. Pressão, só da imprensa".

PÓS
Mais do que "pressão", a Reuters Brasil destacou a movimentação do dia como "Oposição aperta o cerco a Renan e já discute renúncia". Ouviu de José Agripino Maia, do DEM, que "ele pensa mais nele próprio que no Senado".
Helena Chagas, no Blog dos Blogs, avisou que já existe um "teste de clima para Roseana" como um Plano B no Senado.


POR AQUI
A Rede Globo está no ar com um comercial anunciando sua "nova casa" em São Paulo. É "a maior rede de TV do país investindo na maior cidade do país". Em suma, "São Paulo, a gente se vê por aqui".

HITLER
De Alexandre Garcia no "Bom Dia Brasil" de segunda: "Na Alemanha nazista, Hitler escreveu nos campos de concentração, "o trabalho vos libertará"... Quem sabe se escreve agora nos aeroportos a frase de Marta Suplicy".

PARTIDO
A reação maior a Garcia veio do blog de José Dirceu. Postou que as Globos agem "como se fossem um partido, só não vê quem ainda tem ilusões". O petista pergunta "o que pretendem, organizar o discurso da oposição?".

br.youtube.com
O vídeo "tupiniquim" que lançou o novo site

BR.YOUTUBE.COM
Do "Washington Post" ao "Financial Times", passando por sites e blogs brasileiros, destaque para o lançamento ontem das novas páginas do YouTube para nove países, inclusive o Brasil. Antes, o serviço fechou com canais como a BBC e a France24 e clubes como Real Madrid e Milan para postar imagens.
Por aqui, como noticiou o portal da Globo, ""Malhação" agora está no YouTube". Mas na Reuters Brasil o diretor para o Brasil no Google avisou que não será a única rede de televisão a postar suas imagens. É assim que começa.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Reforma política: Grandes partidos vão tentar aprovar hoje o voto em lista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.