São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Políticos afirmam que não recebem favorecimentos

DA REPORTAGEM LOCAL

A assessoria da deputada Rita Camata, candidata a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB), informou que a Guavel Guacui Veículos "é de propriedade de parentes próximos, justificando, portanto, a contribuição".
A assessoria do deputado Antônio Carlos Pannunzio confirmou que a Abrão Reze Veículos, do ex-presidente da Fenabrave, Sérgio Antônio Reze, "contribuiu com veículos nas campanhas de 1998 e na atual, conforme prestação de contas à Justiça Eleitoral".
Luciano Pizzatto (PFL-PR) diz que recebeu com "grande indignação" a consulta da Folha.
"Não tenho e não tive nenhuma relação política com o setor na forma de financiamento político", diz. "Compro veículos de várias distribuidoras, sem nenhum favor", diz. A Barigui e a Olsen Veículos, vinculadas a Pizzatto na lista, não se manifestaram.
"Não cabe o questionamento", disse Max Rosenmann (PMDB-PR), diante da citação das concessionárias Ancora, Atami, Barigui, Dipave e Olsen: "Elas não existem mais, com exceção da Barigui. Não tive carros emprestados".
O deputado Ivan Valente, único petista citado, desconhece a Copavel, da qual não recebeu apoio.
Dilceu Sperafico (PPB-PR) diz que os sócios da Transvel e Herbicar não lhe emprestaram veículos: "Eles fornecem veículos para empresas de meu irmão". Ricardo Barros (PPB-PR) também diz que não obteve empréstimo de carros.
Eliseu Resende (PFL-MG) diz que a concessionária Avepel tem sede em Oliveira, sua terra natal, mas nunca cedeu carros: "Os veículos utilizados foram alugados, e esses aluguéis constam da prestação de contas". Gustavo Silveira, assessor de Delfim Netto (PPB-SP), diz que não foi encontrada nenhuma relação com as empresas citadas. "A equipe aluga veículos para transporte de pessoal."
José Carlos Aleluia (PFL-BA) diz que a Cisal pertence a um adversário político: "Nunca recebi ajuda de concessionária". Félix Mendonça (PTB-BA) diz que não obteve apoio da Iteal Irecê Tratores e Equipamentos Agrícolas. "Não tenho nenhuma ligação com esse setor. Alugamos uma Kombi com motorista", diz Corauci Sobrinho (PFL-SP).
Pinheiro Landim (PMDB-CE) conhece José Ávido Diógenes Pinheiro, da Jaguardiesel. O deputado cearense diz que o empresário é um "parente longe, numa distância de 10 mil km". "Ele não me deu apoiamento político. Poderia ter dado apoio, mas nunca me deu nem mesmo uma bicicleta".
Os seguintes deputados também negaram ter recebido ajuda de concessionárias: Jaime Martins (PFL-MG), Odelmo Leão (PPB-MG), Ary Kara (PTB-SP), Remi Trinta (PL-MA), Rubem Medina (PFL-RJ), Cunha Bueno (PPB-SP), Marcelo Barbieri (PMDB-SP), Júlio Redecker (PPB-RS), Paulo Lima (PMDB-SP), Ricardo Izar (PTB-SP), José Jorge (PFL-PE), Mendes Ribeiro (PMDB-RS), Nelson Proença (PPS-RS) e Carlos Melles (PFL-MG). (FV)





Texto Anterior: Distribuidoras negam apoio a candidatos
Próximo Texto: Carta aberta: Intelectuais apelam a FHC para que impeça "exploração eleitoral"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.