São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTA ABERTA

Personalidades pedem intervenção do presidente

Intelectuais apelam a FHC para que impeça "exploração eleitoral"

DA REDAÇÃO

O presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) recebeu uma carta aberta subscrita por cinco personalidades solicitando que ele utilize sua "autoridade política e intelectual" para impedir, neste final de campanha, a "exploração eleitoral da difícil situação econômica, acusações infundadas de cunho ideológico e as deformações do personalismo", em nome do interesse do país.
Assinado pelo cardeal d. Paulo Evaristo Arns, pelo crítico literário Antonio Candido, pelo economista Celso Furtado, pelo criminalista Evandro Lins e Silva e pela professora Margarida Genevois, da Comissão Justiça e Paz, o documento afirma que os dois mandatos de FHC ajudaram a consolidar o clima de liberdade e respeito à cidadania e que agora seria necessário prosseguir neste rumo para assegurar ao Brasil um "segundo turno à altura do que já foi conquistado". Leia a seguir a íntegra da carta aberta ao presidente:
 
"Carta aberta ao presidente da República Estamos nos dirigindo a Vossa Excelência a propósito do segundo turno das eleições, que até agora refletiram o clima de liberdade e respeito à cidadania que os dois mandatos de Vossa Excelência ajudaram a estabelecer, de maneira a consolidar a democracia no Brasil.
A fim de que tais conquistas se mantenham e frutifiquem, seria indispensável prosseguir neste rumo, evitando a exploração eleitoral da difícil situação econômica, as acusações infundadas de cunho ideológico e as deformações do personalismo, acima das quais está o interesse do Brasil.
Neste sentido fazemos um apelo a Vossa Excelência, como presidente da República e como democrata empenhado na sanidade das instituições, para que use a sua autoridade política e intelectual a fim de assegurar ao país um segundo turno à altura do que já foi conquistado.
Antonio Candido, Celso Furtado, Evandro Lins e Silva, Margarida Genevois, dom Paulo Evaristo Arns


Texto Anterior: Políticos afirmam que não recebem favorecimentos
Próximo Texto: Elio Gaspari: Malan: o bicho-papão tucano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.