São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Reforma agrária

Lula faz desapropriação de fazenda em Marabá

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem a primeira desapropriação de fazenda no país motivada por casos de trabalho escravo, destinando a terra situada em Marabá (PA) à reforma agrária. A desapropriação é inédita, segundo o presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Rolf Hackbart. "É um processo mais complexo, mas não é só saber [se a fazenda] produz ou não produz", afirmou Hackbart.
Para o Incra, pesou na desapropriação o "trabalho degradante" na propriedade, os danos ao meio ambiente e a produtividade.
A área em que serão assentadas 250 famílias é da empresa Jorge Mutran Exportação e Importação, exportadora de castanha-do-pará. Devido aos supostos casos de trabalho escravo na propriedade, a empresa fez acordo com o Ministério Público do Trabalho e vai pagar indenização de R$ 1,3 milhão em 18 parcelas mensais.
A reportagem não conseguiu localizar Evandro Mutran, diretor da empresa. Em entrevista anterior à Folha, ele negou a acusação.


Texto Anterior: Diplomacia: Bush avaliza Lei do Abate brasileira
Próximo Texto: Política social: Campanha tentará "limpar" o Bolsa-Família
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.