São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Diplomata cita filme de gangues como referência

DA REDAÇÃO

"West Side Story", musical de Leonard Bernstein e Arthur Laurents que estreou na Broadway em 1957 e no cinema em 1961 ("Amor, Sublime Amor"), a que o embaixador nomeado do Brasil na Colômbia se referiu ontem, é uma versão da briga shakespeariana de famílias de "Romeu e Julieta", adaptada para as ruas de Nova York.
Em "West Side Story", a paixão entre Maria e Tony acirra a disputa entre dois grupos de descendências diferentes por território, no oeste de Manhattan -de um lado, os Sharks (porto-riquenhos); de outro, os Jets (anglo-saxões ).
O cônsul Júlio César Gomes dos Santos, ao aconselhar os brasileiros a deixarem "o west side story para eles [latinos e americanos]", comparou a briga de gangues com a discussão nos Estados Unidos sobre imigração, na qual a comunidade brasileira não deveria entrar, mas deixar para os ""cucarachos" de lá". O cônsul comentava a participação brasileira em um protesto contra a repressão de imigrantes ilegais.
No cinema, "Amor, Sublime Amor" foi protagonizado por Natalie Wood e Richard Beymer e dirigido por Jerome Robbins e Robert Wise, morto em setembro. O filme recebeu o Oscar em 10 categorias, incluindo a de melhor filme.


Texto Anterior: Diplomacia?: Para cônsul, hispânicos são "cucarachos"
Próximo Texto: Justiça: Magistrado que não demitir parente de juiz pode sofrer ação de improbidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.