São Paulo, sábado, 21 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂMARA

Casa não prevê reestruturação como o Senado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Diferentemente do Senado, que anunciou uma reestruturação administrativa, integrantes da cúpula da Câmara avaliam que o quadro de funcionários da Casa é adequado e, em alguns setores, até deficitário. No total, são cerca de 20 mil funcionários, sendo 104 de alto escalão.
De acordo com dados oficiais, dos 104 servidores da alta hierarquia, 26 ocupam cargos de diretores. Os outros 78 são classificados como "subsecretários", mas também têm cargos de chefia.
Dos 26 diretores, 2 -secretário e diretor-geral- recebem a maior gratificação possível. São R$ 4.900 por mês, além dos vencimentos.
De acordo com a assessoria da Casa, todos eles são do quadro de funcionários da Câmara, mas ocupam os cargos de acordo com as indicações políticas. O presidente Michel Temer (PMDB-SP), por exemplo, ao assumir, trocou o diretor de comunicação social. Nomeou para o cargo um jornalista, Sérgio Chacon, que trabalhava anteriormente na liderança do PMDB.
A Câmara conta ainda com 3.470 funcionários concursados, 1.350 comissionados, cerca de 11 mil secretários parlamentares (que trabalham no gabinete dos deputados) e cerca de 2.300 terceirizados.
Mesmo assim, alguns integrantes da Mesa Diretora da Casa acham que o número não é suficiente e por enquanto não há nenhuma sinalização de mudança na estrutura. (MARIA CLARA CABRAL)

Texto Anterior: No Congresso, donos de terras vão decidir sobre desmatamento
Próximo Texto: Relatório da PF descreve esquema de Nahas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.