São Paulo, quinta-feira, 21 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Já está lá

Na manchete da Folha Online no início da noite e na escalada do "Jornal Nacional", "Governo reduz para 1% o crescimento em 2009".
Por outro lado, também início da noite, em primeiro lugar nas buscas de Brasil por Yahoo News e Google News, com Bloomberg, "Economia se recupera e pode crescer 4%, diz Setubal", sobre o segundo semestre. Na opinião do presidente do "maior grupo financeiro da América Latina", em Nova York, "Nossa economia está mostrando sinais muito fortes de recuperação, o ritmo de crescimento já está lá".



COMPRE REAL

No destaque do UOL até o meio da tarde, maio viu a "maior entrada de dólares desde setembro".
Já nas buscas de Brasil, à tarde, "o maior negociante de câmbio do mundo", o banco "Deutsche fala: Compre o brasileiro real". Em outro enunciado, logo abaixo, "Moeda brasileira avança para o valor mais alto em sete meses por sinais de recuperação" da economia.



BRASIL, ÁFRICA E O PRÉ-SAL

No "Diário do Povo", em meio ao noticiário da visita de Lula, o registro de que "China e Brasil vão oferecer dados de satélite à África", mostrando "o apoio e a importância que vinculam aos países africanos".
Na Reuters, o correspondente Raymond Colitt produziu o especial "Brasil quer aliados africanos na exploração de minério no fundo do mar", ouvindo o ministro da Defesa. O país quer uma "aliança de africanos e sul-americanos para defender direitos sobre os recursos e as linhas de navegação estratégicas". E já anda "preocupado com as nações desenvolvidas" na região.
De Dow Jones à agência africana Pana, na segunda a Petrobras, que "já tem operações em Angola e na Nigéria, comprou um campo na Namíbia".



EXXON-COSAN-SHELL
No portal Exame e agências, "Cosan vende negócio à Shell", parte do que havia comprado da Exxon meses atrás. Visa a "aumentar liquidez" e "focar os investimentos em seu modelo de negócios", açúcar e etanol.

INFINITY BIO-ENERGY
No mesmo portal, "Mais uma companhia do setor de etanol se mostra em dificuldades financeiras", a Infinity Bio-Energy, que pediu "recuperação judicial" para preservar ativos enquanto negocia com os credores.



CIDADE AQUÁTICA
Lalo de Almeida/nyt.com
Ontem no "NYT", Trizidela do Vale
Alexei Barrionuevo, correspondente do "New York Times", foi até o Maranhão e envia de lá a longa reportagem "Em meio às enchentes, cidade brasileira prossegue".
Entrevista Genésio Alves de Souza, sentado no teto de sua casa, diante da rua alagada. E relata como "a enchente fez de Trizidela do Vale uma cidade aquática onde o transporte só é possível por barco ou nadando". Nas fotos de Lalo de Almeida, "crianças brincam e pescam no rio que atravessa Trizidela do Vale".



CIDADE FANTASMA
Andre Penner/time.com
Na "Time", policiais em maio de 2006
Na "Time", o correspondente Andrew Downie destaca "No Brasil, acusações de massacre policial".
Semana passada, ele já havia noticiado as denúncias no "Telegraph". Trata-se de maio de 2006, quando o PCC matou "pelo menos 33 policiais e tornou São Paulo uma cidade fantasma". Segundo relatório, "mais de 400 civis foram mortos nos dias seguintes".



EX-FEBEM
Sem maior atenção dos programas policialescos do início da noite, mas submanchete da Folha Online, "Jovem morre após incêndio em unidade da Fundação Casa". É o novo nome da Febem. "Informações preliminares da polícia apontavam briga entre internos", mas não era nada disso. Foi um curto-circuito.

CONTÊINERES
Na manchete da Agência Brasil ontem e em cobertura há vários dias, continuam as notícias sobre a "internação" de menores em "contêineres" no Espírito Santo. O ministro dos Direitos Humanos avisou de "sanções internacionais". O secretário capixaba diz que "mortes não são piores que em outros Estados".



ESSA JUVENTUDE

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, estava ontem de volta ao "Jornal Nacional", falando sobre padrão digital. Mas sua melhor frase, no congresso de radiodifusão, saiu de madrugada no site Teletime: "Essa juventude tem que parar de só ficar pendurada na internet. Tem que assistir mais rádio e televisão".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: CNJ vai investigar dez magistrados de MT
Próximo Texto: Eleição define 3 nomes para o cargo de procurador-geral
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.