São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL faz hoje convenção nacional e tenta resolver entraves com PSDB

Partidos não se coligam na maioria dos Estados por causa de disputas locais

SILVIO NAVARRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em clima de descontentamento e crítica ao comando da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB), o PFL realiza hoje, em Brasília, sua convenção nacional para oficializar a aliança com PSDB na disputa presidencial. O senador José Jorge (PFL-PE) foi indicado como vice na chapa.
Com a formalização da coligação, os partidos passam a ter prazo de nove dias para resolver entraves que impedem a repetição da aliança nos Estados. Caso o prazo expirasse hoje, o mapa dos pefelistas mostra que as siglas só ficariam juntas em nove Estados.
O agravamento dos entraves regionais deverá resultar em ausências na convenção, como a do governador de Sergipe, João Alves, candidato à reeleição. "Não me sinto à vontade em ir [à convenção] com a situação no meu Estado, em que pese o fato de gostar do Alckmin. Não aceito dois palanques", disse. Em Sergipe, PFL e PSDB são adversários.
Além das disputas locais, cresceu nos últimos dias a insatisfação dos pefelistas com os coordenadores da campanha tucana. O PFL reclama de desorganização, principalmente na agenda do candidato, e de falta de diálogo sobre a parte técnica da campanha.
Uma das ações que desagradaram aos pefelistas foi o fato de terem sido excluídos da reunião com os técnicos da campanha, anteontem. "O PFL colocou-se à disposição para tudo, agora cabe a eles dizerem o que querem de nós. Não vamos aonde não formos chamados", disse o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC).
"Sem interação não há motivação. Sem motivação não há participação. Sem participação não há mobilização e multiplicação", também criticou o prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL).


Texto Anterior: Eleições 2006/Presidência: PSDB ataca Bastos e pede sua demissão
Próximo Texto: Alckmin critica tática de Lula de visitar obras depois de oficializar candidatura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.